
Ana Alice Britto com representantes do povo Huni Kuin (AC), unindo saberes pela Amazônia.
A ASPROC marcou presença no TXAI — Seminário Internacional da Amazônia: Bioeconomia e Sociobiodiversidade, realizado em junho, em Rio Branco (AC), a convite do Instituto Sapien. Reconhecida como Caso de Sucesso da Sociobiodiversidade Amazônica, a associação apresentou sua trajetória na promoção de mercados verdes e na valorização dos superalimentos da floresta, como o pirarucu selvagem manejado, representado pela marca @gostodaamazonia.
A coordenadora comercial da ASPROC, Ana Alice Britto, participou das discussões e deixou uma mensagem inspiradora pós participação. “Assim termina o TXAI, todos juntos pela sociobiodiversidade. Resistimos, discutimos, idealizamos, construímos, sonhamos para que o futuro seja melhor — mas o presente é aqui e agora. Momentos como este permitem o encontro de ideias e propósitos diversos, com o objetivo de encontrar caminhos. Sem dúvida alguma, os povos da floresta são os principais atores do processo de transformação, em prol da valorização e da melhoria da qualidade de vida na floresta.”
A iniciativa, realizada pelo Instituto Sapien, em parceria com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Acre (Fapac) e o Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional, reforça o compromisso coletivo com um modelo de desenvolvimento sustentável para a Amazônia.
Com foco em conectar saberes, negócios e soluções para a região, o Instituto Sapien atua na interseção entre ciência, tecnologia, inovação e impacto social, aproximando projetos transformadores de oportunidades reais de mercado.
A participação no TXAI reforça o compromisso da ASPROC com a sociobiodiversidade, a valorização dos povos tradicionais e o fortalecimento de uma economia que coloca as pessoas e a floresta no centro.