De 8 a 11 de setembro, Brasília sediou o Coopera Mais Brasil 2025, considerado o maior evento de cooperativismo do país, promovido pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA). A abertura, realizada na segunda-feira (8), contou com a presença de mais de 400 pessoas, incluindo o ministro Paulo Teixeira, a secretária de Abastecimento, Cooperativismo e Soberania Alimentar, Ana Terra, a secretária-executiva Fernanda Machiaveli, além de parlamentares, representantes de cooperativas, associações e centrais ligadas à agricultura familiar.
ASPROC é certificada
Representando a ASPROC, o Coordenador Executivo de Projetos, Lourran Tenório, recebeu das mãos do ministro Paulo Teixeira o certificado do Selo SENAF — reconhecimento que valoriza a origem e a identidade dos produtos da Agricultura Familiar do Médio Juruá. A conquista reafirma a força do trabalho coletivo das comunidades ribeirinhas e extrativistas da região, que há décadas transformam a realidade local por meio da organização comunitária e da sustentabilidade.
“Receber o Selo SENAF é um marco importante para a ASPROC, porque reconhece a identidade da agricultura familiar do Médio Juruá. Esse certificado valoriza e reconhece o trabalho dos ribeirinhos e extrativistas que, unidos, têm mostrado que é possível produzir com qualidade, sustentabilidade, fortalecendo a economia local a levar alimento de qualidade para o Brasil e o mundo”, disse Lourran Tenório, Coordenador Executivo de Projetos da ASPROC.

Rumo ao fortalecimento da agricultura familiar
Durante a abertura, o ministro Paulo Teixeira destacou que as cooperativas são fundamentais para as políticas públicas do MDA e cumprem um papel essencial em garantir alimento de qualidade e a preços justos para a população brasileira. A secretária Ana Terra apresentou um balanço de um ano do programa Coopera Mais Brasil, destacando o lançamento do edital Coopera Mais, que contará com investimento de R$ 40 milhões e beneficiará mais de 20 mil agricultores familiares.
O Governo do Brasil anunciou um conjunto de medidas que reforçam o fortalecimento do cooperativismo e da agricultura familiar. Entre os destaques estão novos editais e investimentos que somam mais de R$ 200 milhões, iniciativas para ampliar canais de comercialização como a participação de organizações no CEAGESP, além de ações voltadas à exportação, bioinsumos, melhoramento genético e inovação tecnológica. Essas medidas buscam criar condições mais justas e sustentáveis para quem produz, gerando desenvolvimento econômico e social em todo o país.
O Coopera Mais Brasil contou com painéis, rodas de conversa e espaços de troca de experiências entre agricultores familiares, gestores públicos e lideranças cooperativistas.
A participação da ASPROC no evento reforça o compromisso da associação em cooperar, crescer junto e fortalecer a vida nas comunidades do Médio Juruá, levando a voz do território para o cenário nacional e ampliando conquistas que geram impacto direto na vida dos trabalhadores extrativistas e ribeirinhos.
Fotos: Albino Oliveira – Ascom MDA