ASPROC MARCA PRESENÇA NA NOVA FEIRA DE PRODUTOS ORGÂNICOS E AGROECOLÓGICOS DE MANAUS

A Associação de Produtores Rurais de Carauari esteve presente na nova Feira de Produtos Orgânicos e Agroecológicos da Agência de Desenvolvimento Sustentável do Amazonas – ADS. A feira foi inaugurada no dia 23 de junho, no estacionamento do Shopping Ponta Negra, em Manaus, e vai acontecer todas as sextas-feiras, no mesmo local, entre 15 e 19 horas. Essa feira representa mais uma conquista do movimento agroecológico e orgânico do Amazonas, representado pela Rede Maniva de Agroecologia – REMA.

Para Joed Melo, Coordenador do Organismo Participativo de Conformidade Orgânica – OPAC Maniva – instrumento responsável pela formalização da produção orgânica via Organismo de Controle Social (OCS) e Sistema Participativo de Garantia (SPG) junto ao MAPA, essa feira é mais uma conquista do movimento agroecológico do Amazonas.

“Vale ressaltar que a gente vem pleiteando via Conselho Estadual de Agroecologia e Produção Orgânica do Estado do Amazonas (CEAPO) esse espaço coletivo que possa integrar todo o movimento agroecológico, porque é de suma importância termos um espaço grande, com a cara do movimento agroecológico e que agregue todo mundo, entre produtores e consumidores. Então, essa feira em parceria com governo, via SEPROR, ADS e IDAM, vem para fortalecer o movimento e aumentar nossa perspectiva de vendas, com número maior de consumidores, para que possa gerar resultados para todos os produtores e produtoras. Só de termos um espaço na Ponta Negra, é uma vitória! E vamos continuar ocupando os espaços que vão sendo cedidos.”

Durante a feira a ASPROC comercializou o seu produto destaque: o pirarucu de manejo sustentável – Gosto da Amazônia: sabor que preserva a floresta – produto de origem extrativista, capturado em lagos e rios preservados por comunidades indígenas e ribeirinhas, e beneficiado em indústria com Selo de Inspeção Sanitária Federal (SIF). Sendo assim, para essa feira a ASPROC priorizou a comercialização do pirarucu de manejo beneficiado em filés, congelado e embalado de acordo com as normas sanitárias vigentes.

“A Asproc tem hoje um produto fonte de proteína, de consumo diário e que pode ser comercializado durante o ano todo com o mesmo padrão de qualidade. Esta feira é um espaço saudável e de produtos excelentes.” Comentou Ana Alice, Coordenadora de Comercialização da ASPROC.

O pirarucu Gosto da Amazônia é um produto que garante a preservação de grandes áreas de relevância ecológica da Amazônia, garante a preservação da espécie que já esteve em risco de extinção e valoriza os povos e comunidades tradicionais por meio da comercialização justa e solidária. E além do pirarucu, também foram comercializados três tipos de farinha de mandioca: a farinha d’água, ova e a branca, todas produzidas por produtores e produtoras agroextrativistas da região do Médio Juruá, no município de Carauari.

Caso não tenha conseguido participar dessa feira, não se preocupe! A feira vai continuar sendo realizada todas as sextas-feiras, das 15 às 19 horas no estacionamento interno do Shopping Ponta Negra, e a ASPROC participará novamente em momentos futuros. Para saber mais, nos acompanhe nas redes sociais: @asprocmediojurua.

Além disso, você também pode adquirir os produtos da ASPROC por meio do site: www.loja.asproc.org.br e receber onde preferir.